Ácido fólico como suplemento

À medida que as vitaminas e os suplementos vão passando, o ácido fólico é uma vitamina B que é conhecida principalmente pela sua capacidade de combater as doenças cardiovasculares. O ácido fólico é encontrado naturalmente em vegetais de folhas verdes e leguminosas, mas se não comer o suficiente destes, é uma boa ideia tomar ácido fólico como um suplemento. Se não ingerir ácido fólico suficiente na sua dieta, pode estar a arriscar desnecessariamente a possibilidade de problemas cardíacos e outras doenças graves. Estudos provaram que a quantidade certa de ácido fólico na sua corrente sanguínea pode ir muito longe no combate às doenças cardiovasculares, especificamente as artérias bloqueadas por ter níveis elevados de homocisteína na sua corrente sanguínea.

Se nunca ouviu falar de homocisteína, não está sozinho. Este é um perigo bastante recentemente descoberto para as artérias da cabeça e pescoço, e é parcialmente responsável pelo bloqueio destas artérias. A homocisteína é um tipo de aminoácido no sangue, que se oxida e liberta um excesso do radical livre vicioso chamado superóxido. A homocisteína é semelhante ao colesterol na forma como começa a bloquear os vasos sanguíneos, o que pode desencadear um ataque cardíaco ou AVC. Este perigo pode afetar cerca de 30 a 40% dos adultos mais velhos nos Estados Unidos.

A boa notícia é que as deficiências em ácido fólico são fáceis de corrigir. Basta tomar um suplemento de ácido fólico de 400 a 1.000 microgramas por dia para ajudar a salvar alguém com baixos níveis de ácido fólico. A quantidade certa de ácido fólico pode ser encontrada num multivitamínico de venda livre. Juntamente com as vitaminas B12 e B6, tem a fórmula perfeita para ajudar a prevenir ataques cardíacos.

Os suplementos de ácido fólico também podem ajudar a bloquear e inverter o cancro, mesmo depois de células pré-malignas serem encontradas. Isto acontece porque os níveis de ácido fólico podem não ser uniformes em todo o corpo. Assim, as células alvo do cancro podem na realidade ser deficientes em ácido fólico. Estudos sobre o cancro do colo do útero mostraram que as mulheres com níveis mais baixos de ácido fólico nas células sanguíneas em redor do colo do útero tinham cinco vezes mais probabilidades de desenvolver células pré-cancerosas na zona do colo do útero. Ao tomar suplementos de ácido fólico e ao aumentar o nível de ácido fólico em todo o corpo, a propagação do cancro a células saudáveis em áreas desprotegidas do corpo pode ser bloqueada.

Preserva a função cerebral

Os suplementos de ácido fólico também podem ajudar a preservar a função cerebral à medida que se envelhece. Os suplementos de ácido fólico tomados regularmente podem ajudar a prevenir a perda de memória, depressão e demência, que são muito mais comuns em pessoas mais velhas que têm baixos níveis de ácido fólico. Para pessoas mais jovens, o ácido fólico parece melhorar a memória, a concentração e a estabilidade emocional. Tudo isto pode ser conseguido com doses moderadas de suplementos de ácido fólico.

O ácido fólico está disponível em alimentos como feijões secos, espinafres, folhas verdes, e frutas cítricas. No entanto, o seu corpo absorve geralmente apenas cerca de cinquenta por cento do ácido fólico nos alimentos. Os alimentos ricos em ácido fólico ainda são bons para si, mas se quiser todos os benefícios do ácido fólico, ainda é sensato tomar um suplemento de ácido fólico. Isto é especialmente verdade se deseja os benefícios acrescidos da prevenção do cancro, doenças cardiovasculares, ou outras doenças mais graves.

Lembre-se que o poder do ácido fólico torna-se ainda mais poderoso quando combinado com vitamina B12 e B6. A dose recomendada das três está disponível numa multivitamina padrão, disponível em farmácia ou pela internet.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

cinco × três =

Seja bem vindo(a)!