Os Mitos sobre Vitaminas e Suplementos

Quando se trata de vitaminas e suplementos, há tanta desinformação por aí que é difícil saber no que acreditar sobre eles. Há muitas alegações falsas dos fabricantes, gurus autoproclamados da saúde com informações enganosas, e todo o tipo de pessoas bem-intencionadas que simplesmente não sabem do que estão falando. Combinados com o desejo da necessidade das pessoas de acreditarem que as vitaminas e suplementos lhes farão milagres, muitos mitos e mal-entendidos têm-se desenvolvido em torno das vitaminas e suplementos.

Mito #1: As vitaminas e os suplementos curam doenças? Fatos: As vitaminas e suplementos podem ajudar a prevenir doenças, ajudar a curar doenças, e ajudar a diminuir os efeitos das doenças; mas as vitaminas e suplementos por si só não podem curar doenças. Ninguém que esteja gravemente doente deve  tomar vitaminas em vez de medicamentos ou cuidados médicos prescritos. O principal benefício das vitaminas e suplementos é o seu carácter preventivo. Por exemplo, se tiver um historial de cancro na sua família, poderá querer tomar betacaroteno para prevenir a doença antes de ter quaisquer sinais da mesma.

Mito#2: As vitaminas e os suplementos não são medicamentos. Fatos: Enquanto há muitas pessoas que levam as vitaminas e os suplementos a sério, há outras que os tomam por tomar, e não sentem que tenham qualquer efeito importante.  Embora tecnicamente as vitaminas e suplementos não sejam medicamentos, quando tomados nas doses certas, podem assumir as mesmas qualidades. Estudos que os pesquisadores realizam com doses mais elevadas de vitaminas e suplementos mostram que estes tipos de doses podem ter quase o mesmo efeito que os medicamentos reais. Tomados de forma liberal, podem interferir com outros medicamentos e ter graves efeitos secundários. Portanto, embora tecnicamente as vitaminas não sejam medicamentos, devem ser tomadas como tal.

Mito#3: Não se pode tomar demasiadas vitaminas e suplementos? Fatos: Isto é completamente falso. Existem várias vitaminas e suplementos que podem ser mortais quando tomados em doses elevadas ou por um período de tempo demasiado longo. As vitaminas A e D, niacina e ferro podem todas ter efeitos adversos, resultando em danos hepáticos, doenças cardíacas, perda da função nervosa, e aumento do risco de cancro. Outras overdoses suplementares podem causar problemas médicos mais leves como diarreia, dores de estômago e insônias. Tomadas em conjunto em grandes doses, algumas vitaminas também se anularão umas às outras. Por exemplo, tomar doses elevadas de zinco pode fazer perder os efeitos de qualquer cobre que se possa estar tomando.

Mito#4: As vitaminas são todas iguais? Fatos: Só porque uma substância é rotulada como “Vitamina C” não significa que terá a mesma potência que qualquer outra “Vitamina C” na prateleira. Por exemplo, os pesquisadores questionaram se a vitamina C sintética é tão eficaz como a vitamina C produzida a partir de outras substâncias naturais. As vitaminas vêm em tantas formas diferentes e de tantas fontes diferentes que é importante ler o rótulo e também ser um comprador instruído. Desta forma, obterá as vitaminas de que necessita na forma e potência corretas.

Mito#5: Tudo no rótulo é verdade? Fatos: A única coisa que é verdade sobre qualquer vitamina ou suplemento é o que se lê em estudos independentes ou literatura. Muitos fabricantes fazem afirmações baseadas em pesquisas ou informações que não são exatas para fazer vendas. Se o rótulo de uma vitamina ou de um suplemento faz alegações que não parecem credíveis, então provavelmente não  são. Muitas destas alegações são feitas para que o preço possa ser aumentado de forma a que o fabricante obtenha um grande lucro. Poupe o seu dinheiro. Só porque um suplemento custa duas vezes mais do que os outros, não significa que funcione melhor.

Mito#6: Vitaminas e Suplementos podem substituir uma alimentação saudável? Fatos: Não se pode viver de comida não saudável e tomar um suplemento diário e pensar que ele fará qualquer coisa. Se não come nada a não ser comida não saudável e toma uma multivitamina todos os dias, a única coisa que fará por si é fazê-lo sentir-se menos culpado dos seus maus hábitos alimentares. Os suplementos são exatamente o que dizem ser: suplementos para uma alimentação saudável. Definitivamente, não substitua sua alimentação saudável, e sim, utilize como auxiliar para manter a saúde em dia.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

treze − 3 =

Seja bem vindo(a)!