Superdosagem de Vitaminas e Suplementos

As pessoas que experimentaram os efeitos positivos das vitaminas e suplementos por vezes deixam-se levar e pensam que se uma dose baixa funciona bem, então uma dose mais alta funcionará muito melhor. Em alguns casos, isto seja verdade, como se estivesse  tentando evitar uma resfriado tomando vitamina C extra. No entanto, em alguns casos, isto não é verdade. De fato, tomar doses elevadas de algumas vitaminas pode fazer com que alguém fique doente ou mesmo causar a morte. É por isso que é muito importante certificar-se de que as vitaminas e suplementos que está  tomando não se acumulam no seu sistema para se tornarem numa dose letal.

Um dos suplementos mais nocivos a tomar em demasia é o ferro. Isto é especialmente verdade para muitas pessoas mais velhas que temem que o seu sangue seja pobre em ferro e começarão a tomar suplementos para se certificarem de que estão tomando ferro suficiente para que não se tornem anémicas. Isto é a pior coisa que eles podem fazer.

Ferro em excesso pode ser perigoso.

O ferro em excesso pode ser muito perigoso porque ajuda os radicais livres a danificar as células. Por exemplo, o excesso de ferro pode transformar o colesterol LDL benigno no tipo tóxico que destrói as artérias e causa insuficiência cardíaca. Estudos demonstraram que os homens com a maior quantidade de ferro no sangue tinham o dobro da probabilidade de ter ataques cardíacos. Outros estudos mostraram que comer demasiada carne com ferro acelerará o processo de contrair doenças cardíacas.

O excesso de ferro na criação de radicais livres, também tem sido implicado como um carcinogêneo. Verificou-se que os doentes com cancro que foram estudados para níveis mais elevados de ferro no seu sangue têm um maior risco de cancro, especialmente aqueles que comem uma dieta rica em carne vermelha. Aqueles que comiam cerca de cinco porções de carne rica em ferro por dia eram 250 por cento mais propensos a desenvolver cancro do cólon do que aqueles que não comiam.

Existem várias outras vitaminas e suplementos que podem ser mortais quando tomados em doses elevadas ou por um período de tempo demasiado longo. As vitaminas A e D, e a niacina podem todas ter efeitos adversos, resultando em danos hepáticos, doenças cardíacas, perda da função nervosa, e aumento do risco de cancro. As overdoses de outros suplementos podem causar problemas médicos mais leves como diarreia, dores de estômago e insônias. Grandes doses de niacina não devem ser tomadas por quem está grávida ou sofre de gota, úlcera péptica, glaucoma, doença hepática, ou diabetes.

A vitamina A não deve ser tomada em grandes quantidades em forma de comprimidos ou como óleo de fígado de bacalhau por aqueles que sofrem de doença hepática. As mulheres grávidas devem evitar quantidades de vitamina A superiores a 25.000 UI. As crianças que vão tomar vitamina A durante mais de um mês não devem tomar mais de 18.000 UI. Se estiver a tomar algum medicamento, verifique com o seu médico antes de tomar vitamina A como suplemento, pois pode interferir com alguns medicamentos.

Estas são apenas algumas das situações em que tomar  demasiadas vitaminas e suplementos pode tornar-se mortal. Se vai tomar uma vitamina ou um suplemento que não seja uma multivitamina por uma razão especial, não deixe de ler sobre isso antes de iniciar um regime vitamínico. Pode descobrir que tomar uma combinação de vitaminas pode ser prejudicial, ou que as doses mais elevadas que deseja tomar podem não ser necessárias. Em todo o caso, é sempre melhor ficar com uma multivitamina pré-medida se não sentir que tem informação suficiente para tratar com sucesso uma doença com suplementos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

treze + dezenove =

Seja bem vindo(a)!