Tudo sobre a Vitamina A

A vitamina A foi descoberta pela primeira vez em 1912, por um bioquímico polonês chamado Casimir Funk. Ele inventou a palavra vitamina, à qual mais tarde lhe foi dado o nome de vitamina A. Funk foi o primeiro a descobrir vitaminas como as conhecemos hoje, embora a vitamina A tenha sido realmente a primeira a ser descoberta, daí a letra “A” no título da vitamina.

Pode-se encontrar vitamina A em alimentos naturais como as laranjas e os frutos amarelos. Também pode ser encontrada em vegetais, tais como espinafres e gorduras. Quando encontrada em vegetais, a vitamina A é solúvel em água, vindo sob a forma de betacaroteno. A forma de betacaroteno da vitamina A pode ser eliminada do seu corpo através de processos naturais, tornando-a uma excelente forma de obter vitamina A.

A vitamina A é necessária para o corpo todos os dias para manter uma pele saudável e manter a sua visão saudável. Há muitas pessoas que dizem que as cenouras fornecem vitamina A suficiente para evitar a cegueira noturna. O fato é que os antigos médicos egípcios receitavam fígado no seu tempo, que diziam conter vitamina A suficiente para combater a cegueira noturna. A vitamina A é também conhecida como um antioxidante, o que a torna ideal para prevenir o cancro e o envelhecimento. E além destes benefícios, também ajuda o seu sistema imunitário.

Como obter a absorção adequada da vitamina A

Para obter a absorção adequada da vitamina A, terá de consumir gordura. Aqueles que, por acaso, estão numa dieta pobre em gordura ou restrita, podem simplesmente não estar a obter as quantidades certas de vitamina A dos  suplementos que possam pensar. Para obterem a absorção adequada de vitamina A na vossa dieta, terão de consumir um nível de proteínas suficientemente elevado. A proteína combina com a vitamina A  torna-a mais forte, e ajudá-la a mover-se pelo seu corpo.

Num dia normal, deverá consumir cerca de 5.000 unidades internacionais (UI) de vitamina A. Dependendo da sua saúde e da sua idade, poderá ter necessidade de consumir mais ou menos. A forma mais segura de vitamina A é o betacaroteno, como mencionado acima, e pode ser tomado em doses muito maiores. Independentemente da sua idade, pode sentir-se seguro para consumir elevadas quantidades de vitamina A sob a forma de betacaroteno.

Se não consumir vitamina A suficiente na sua dieta, acabará por ter uma deficiência. Uma deficiência nunca é uma coisa boa, pois normalmente resulta em problemas de pele, aumento de infecções, e até mesmo cegueira noturna. Uma deficiência prolongada em vitamina A também pode colocá-lo em risco de cancro, e também perderá quaisquer efeitos de antienvelhecimento que a vitamina possa ter. Embora deva começar a tomá-la imediatamente se tiver uma deficiência, os efeitos não seriam os mesmos que seriam se mantivesse atualizado diariamente com a quantidade certa.

Por outro lado, se estiver  ingerindo excesso de vitamina A, corre o risco de ter dores nas articulações, abdómen e ossos. Embora em excesso ou insuficiente possa causar-lhe graves efeitos secundários, deve sempre obter a quantidade certa na sua dieta. A vitamina A é muito importante, e deve ser sempre incluída na sua dieta. Pode encontrá-la em muitos alimentos, ou tomar suplementos que incluam a vitamina necessária. Se vai tomar suplementos, deve certificar-se de que estes fornecem as quantidades certas – sem efeitos secundários.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

dezoito + oito =

Seja bem vindo(a)!